sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Origem do Canto Tui-Tui

Á muito se discute sobre a origem do canto tui tui,uns afirmam com precisão que o canto tem origem no canto do canário belga,outros afirmam ser de origem silvestre e por ai vai...
Na minha humilde opinião ele foi criado na natureza e aperfeiçoado pelas mão do homem.
Levando em consideração o territorialismo evidente na espécie, o canto que predomina é o do "dono do pedaço",e se esse canto for o dito Tui Tui melhor ainda, levando isso para o ambiente doméstico e com ajuda da tecnologia (Edição de Áudio)...Eis que surge o Canto Tui Tui clássico, ou Tui Tui-Zel Zel , como preferirem.
É nessa hora que entra o Canario belga na jogada, pois através do canto do Canario Belga que foi aprimorado o canto Tui Tui,como o canto do canario belga possui as nota do canto tui tui , nada melhor que utiliza-los para encartar o canto nos coleiros.

Porque o canto é Tui tui ?

Como foi dito no isso da conversa o canto predominante no habitat natural (território) é oque será encartado,nesse  caso foi o canto tui tui e com o aprimoramento do canto ficaram apenas as duas notas mais desejadas pelos criadores: duas de Tui tui, duas de Zel Zel.
Nos primórdios da criação de coleiros, foi observada as seguinte características: O "Corte de Canto"e os "Piados" .Todo canto cortado é tido como canto completo e o piado também,logo ambos são contabilizados na hora da contagem de cantos numa roda de fibra (Exceto no Canto clássico e no Canto livre),tendo ai a origem do grande rendimento dos coleiros nas rodas com médias entre 200  e 300 cantos.

Em breve voltarei com a continuação desse artigo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário