quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Diferenças entre: Mutação, Mestiço e Hibrido.

As mutações não são misturas entre duas espécies diferentes.
Cuidado para não fazermos confusão. Apesar de que muitos criadores ainda hoje, confundem as diferenças entre as definições de Mutação, Hibrido e mestiço.
Vou tentar tecer um pequeno resumo sobre esses 3 termos dentro da ornitologia.
1- MESTIÇO: O mestiço nasce do cruzamento entre exemplares da mesma espécie, porém de subespécies diferentes. Podemos pegar como exemplo os canários da terra que são divididos em 4 sub-espécies ( I- Sicalis Flaveola Brasilienes ou Brasileiro,II-Sicalis Flaveola Válida ou Peruano, III- Sicalis Flaveola Flaveola ou Venezuelano, IV- Sicalis Flaveola Pelzelni ou Argentino e Uruguaio.
Quando cruzamos por ex um peruano com um terrinha (o canário brasileiro), o filho desse cruzamento será um mestiço com 50% brasileiro e 50% peruano.
2- HIBRIDO: O hibrido nasce do cruzamento entre duas espécies diferentes, mesmo que sejam da mesma ordem ou classe. Temos como exemplo o cruzamentos entre o Canario do Reinoou Belga (Serinus canária) e o Pintassilgo Baianinho (Carduellis Yarellii) gerando o hibrido chamado de Pintagol.
Outro cruzamento muito feito por muitos criadores é entre o Curió (Oryzoborus angolenzis) e o chorão (Sporophila leucoptera).
Mais um detalhe importante é que mesmo os pássaros nascidos entre os cruzamentos das diferentes esporophilas (Chorão, Coleiro,Caboclinho,Chorão,Brejal e muitos outras), apesar de terem a mesma Classe: Aves,Ordem: Passeriformes e Família: Emberizidae, são consideradas de espécies diferentes e os filhos de cruzamentos entre eles serão sempre Híbridos.
3- MUTAÇÃO: Os genes dos seres vivos são transmitidos aos seus descendentes por ocasião da reprodução. Existem mecanismos celulares responsáveis pela transmissão fiel da informação genética através das gerações. Ainda assim, podem ocorrer "erros" ou modificações no material genético durante estes processos de duplicação e transmissão, gerando as mutações.
Vou citar alguns comentários sobre a criação de chinchilas, mas onde tiver o nome chinchila pode colocar curió, canário ou outra ave, que dará no mesmo.
"Mutações são alterações súbitas e hereditárias do material genético.
As mutações podem ser espontâneas, resultantes de erros durante a replicação do DNA (material genético) ou da presença de agentes mutagênicos no ambiente natural ou induzidas. As mutações induzidas resultam da exposição de organismos agentes mutagênicos que reagem com o DNA, como luz ultravioleta, radiação ionizante ou vários agentes químicos.
Este é um tema bastante complexo, que pode ser melhor estudado em livros específicos de genética.Abordaremos aqui apenas as mutações que interessam à industria de peles de chinchilas.
As mutações que interessam em chinchilas estão relacionadas à cor
Quando falamos de mutações em chinchilas, estamos nos referindo às mutações espontâneas , relacionadas à cor dos pelos desses animais. É claro que existem muitos outros tipos de mutações em chinchilas, mas nosso interesse imediato está naquelas que afetam diretamente nosso produto final: a pele.
Uma mutação espontânea é produzida uma vez a cada 50.000 crias. Em estado selvagem, as chinchilas mutantes só sobrevivem e se proliferam se a mutação contribuir para adaptação do animal ao meio ambiente. Por esta razão, muitas mutações são perdidas quando em estado selvagem.
Em cativeiro, por outro lado, as mutações caso ocorram podem ser trabalhadas através de cruzamentos dirigidos preferencialmente por geneticistas, a fim de que se possam obter mutantes selecionados, com características que interessam ao mercado, e que sejam transmissíveis aos descendentes. "
(Fonte: “Criação Comercial de Chinchilas” da bióloga Adriana Remião Linden e publicado no suplemento técnico do boletim da Asbrachila – nr.6 (janeiro, fevereiro e março de 2001)
Entre os pássaros silvestres, pelo que tenho observado, o trabalho com os Canários da Terra esta a frente de todos os outros, pois já tem um manual com a catalogação de 5 mutações já fixadas: Pastel, canela, opalino, feo e izabelino, tendo ainda a mutação arlequim que ainda não foi fixada, mas já existem muitos exemplares sendo estudados em observação de que cruzamentos tem dado resultados com filhotes também arlequins.


Saudações!
Criatório Salvador -BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário