sábado, 19 de setembro de 2015

Conheça todas as espécies de Tico Tico.

tico-tico (Zonotrichia capensis)

Características
Pássaro de porte médio que mede 15 centrímetros de comprimento. Possui o corpo compacto, com asas e cauda de tamanhos regulares, pernas e pés delgados e bico cônico e forte. A coloração dorsal é pardo-acinzentada, tendo a cabeça cinza com 2 tiras negras que partem da base da maxila indo até à nuca, com parte central cinza, também partindo da mesma base e alargando-se para a nuca.

As faces são de cor cinza, com 2 tiras negras de cada lado que vão até a região do pescoço, uma partindo do canto posterior do olho e outra do canto do bico. Pescoço com uma faixa cintada de cor vermelho-ferrugínea que desce até os lados do peito alto, onde se encontra com uma mancha negra.

Porção intermediária dorsal de cor pardo-cinza com coberteiras, inclusive das asas com manchas negras e restante do baixo dorso pardo-cinza. No encontro das asas as penas terminam com faixa branca. Garganta branca, peito e abdômen cinza-esbranquiçados, sendo mais claro na parte central. Apresenta um pequeno topete com desenho estriado na cabeça.



tico-tico-do-campo (Ammodramus humeralis)
Características
Mede cerca de 13 centímetros de comprimento. O forte amarelo superciliar é a melhor característica para identificá-lo. Também possui o encontro da asa com o mesmo amarelo vivo, mas essa área, muitas vezes, fica escondida pelas penas do corpo. O riscado da plumagem é marrom escuro e negro, contra o cinza dominante. Ao andar muito no chão, na caça de insetos e sementes, impregna suas penas cinzas com a cor do solo, variando a tonalidade de acordo com a região. O canto territorial lembra um grilo, não uma ave. Uma vez aprendido, pode-se achá-lo com facilidade.





cigarrinha-do-campo (Ammodramus aurifrons)

Características
Mede 13 cm de comprimento e pesa entre 14,5 e 19 g. O adulto é de coloração cinza acastanhado, com listras escuras na parte de trás. Possui peito e ventre cinzento com garganta esbranquiçada. A face apresenta característica coloração amarelada principalmente na sua sobrancelha que fica mais intensa com a idade da ave. Possui faixa castanha distinta no alto da cabeça que iniciam no bico da ave e vão até o manto. Apresenta faixa ocular escura que se dissipa ao encontrar a nuca. As asas apresentam mancha amarela característica na mesma coloração da face. Suas pernas são de coloração rosada, enquanto o bico é de cor cinza claro curto e com formato cônico. Suas íris são marrom acastanhadas.
Os imaturos da espécie apresentam a face com coloração amarela incipiente, o mesmo acontece com a parte amarela de suas asas, possui o peito e flancos com listras finas e acastanhadas.


tico-tico-cantor (Arremonops conirostris)

Características
Mede 16 centí
metros.









tico-tico-de-bico-preto (Arremon taciturnus) 
Características
Mede cerca de 15,5 cm de comprimento. O macho tem as partes inferiores branco-acinzentadas com uma faixa preta à altura do peito, formando um colar e a fêmea apresenta as partes inferiores de coloração bege com os lados amarronzados, e a faixa no peito não tão evidente e, às vezes, interrompida.






tico-tico-do-são-francisco (Arremon franciscanus)

Características
Mede 15 cm de comprimento. Foi recentemente descrito pela ciência. Esta espécie apresenta a maxila amarela com o ápice negro e cinza claro nos lados do corpo. Ainda, possui uma coloração negra no mento e colar peitoral interrompido. Possui habitat distinto e distribuição disjunta do tico-tico-do-mato(Arremon semitorquatus), a espécie que mais se assemelha ao tico-tico-do-são-francisco.


tico-tico-de-bico-amarelo (Arremon flavirostris)

Características
Suas cores destacam-no contra o fundo sombreado do chão da mata, enquanto pula entre raízes ou nos caules verticais das arvoretas. O laranja forte do bico (faixa negra no cume) forma um contraste único com o negro da cabeça (listra acinzentada no centro) e a listra branca. Costas cinzas, com asas esverdeadas e o encontro amarelo. A garganta é branca, tendo uma característica faixa peitoral negra, larga. Dependendo da posição da ave, essa faixa pode parecer mais estreita do que é. O restante do peito e barriga cinza claro, quase branco. Longas pernas cinza e, se a luz estiver muito boa, é possível ver as compridas unhas brancas. O macho com a cabeça e o peito coloridos berrantemente de preto e branco, dorso verde, como cinzento. Bico amarelo-avermelhado. A fêmea é semelhante ao macho diferindo pelas partes inferiores ligeiramente pardacentas e pelo colar negro interrompido.


tico-tico-do-tepui (Atlapetes personatus)



tico-tico-do-mato (Arremon semitorquatus)
Características
Mede 15 centímetros de comprimento. O macho tem a parte inferior branco-acinzentada com uma faixa preta à altura do peito, formando um colar, há amarelo nos ombros e o bico é preto; a fêmea apresenta as partes inferiores de coloração bege com os lados amarronzados, e a faixa no peito não tão evidente e, às vezes, interrompida. Substitui o tico-tico-de-bico-preto nas serras e encostas da Serra do Mar. Difere deste pela mandíbula amarelada e não negra e por apresentar as dragonas das asas menos amareladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário