sábado, 26 de março de 2016

Espécies de Gaturamo

Ferro Velho
Ferro-velho (Euphonia pectoralis)

Características
Mede 11,5cm de comprimento e pesa cerca de 16,5g (macho).

O macho tem as partes superiores, garganta e peito azul-metálicos, contrastando com a barriga castanha, e a fêmea é olivácea nas partes superiores e cinzenta nas inferiores, com o crisso ferrugíneo e com o boné (píleo) azul, que nos imaturos é verde.

O canto é um gorjear um tanto rouco e sua voz é um forte e metálico “schri-schri-schri”.




Gaturamo bandeira

Gaturamo-Bandeira (Chlorophonia cyanea)

Características
Mede cerca de 10 centimetros e pesa 13 gramas. Os machos de tais aves têm as cabeças, gargantas e pescoço verdes, dorso, boa parte das asas e uropígio azuis, ventre amarelo dourado, enquanto as fêmeas diferem pela barriga esverdeada, uma mancha azul triangular somente na nuca, asas totalmente verdes.


Gaturamo - Preto
Gaturamo-preto (Euphonia cayennensis)

gaturamo-preto mede 11 centímetros de comprimento.
Vive nas copas de matas ralas, plantações, beiras de matas e no interior da mata de terra firme. Segue bandos mistos em pequenos grupos. É substituto geográfico do gaturamo-do-norte(Euphonia rufiventris) e do ferro-velho(Euphonia pectoralis).
Encontrado no nordeste da Amazônia, no Pará, Amapá e norte do Amazonas, além das Guianas e Venezuela.

Gaturamo do norte
Gaturamo-do-norte (Euphonia rufiventris)
Características
Mede 11 cm de comprimento. Espécie amazônica, o macho é inconfundível por ter cabeça, garganta e peito uniformemente preto-azulados e a barriga alaranjada.


Fim-fim Grande
fim-fim-grande (Euphonia xanthogaster) 

Características
Mede 10,5 cm de comprimento. O macho é muito semelhante ao fim-fim, mas apresenta o píleo amarelo até bem atrás dos olhos, além da garganta preta e do ventre amarelo alaranjado. Entretanto, as fêmeas são bem diferentes das de Euphonia chlorotica, sendo, na maior parte, de cor oliva, com um píleo amarelado, nuca cinza, e acizentada nas partes inferiores.

gaturamo-de-barriga-branca
gaturamo-de-barriga-branca (Euphonia minuta)

Características
Mede cerca de 8,5 centímetros de comprimento. O macho tem as partes superiores azul-metálicas e um pouco de amarelo na testa, garganta preta e demais partes inferiores amarelas e a fêmea é olivácea nas partes superiores, com a garganta branco-acinzentada.

gaturamo-verde
gaturamo-verde (Euphonia chrysopasta)

Características

Mede 10 cm de comprimento. O macho é uniformemente verde-oliváceo, com loros claros, nuca cinzenta e barriga amarela. Assemelha-se à fêmea, que possui loros claros como nos machos, mas garganta e barriga cinza esbranquiçada e não amarelas.

gaturamo-rei 
gaturamo-rei (Euphonia cyanocephala)

Características
Tais aves possuem a garganta e o dorso negros, uropígio e lado ventral amarelos, sendo as fêmeas verdes e de boné azul.


Cais-Cais

cais-cais (Euphonia chalybea)

Características
Mede 12,5 cm de comprimento. Característico pelo seu bico grosso, vocaliza um “cais-cais” quando está na copa de matas serranas. O macho é de cor azul-esverdeada, com a garganta escura e as retrizes sem branco. A fêmea é cinza-esverdeada, com ventre e peito cinzentos e as infracaudais esverdeadas.

gaturamo-de-bico-grosso
gaturamo-de-bico-grosso (Euphonia laniirostris)

Características
Mede 12,5cm de comprimento. O macho assemelha-se ao gaturamo-verdadeiro(Euphonia violacea), mas o amarelo do píleo estende-se até atrás dos olhos, ao contrário daquele, que possui a cor amarela apenas na fronte. O canto é um gorjear variado, podendo ser rouco ou assoviado. Às vezes executa imitações.

gaturamo-verdadeiro
gaturamo-verdadeiro (Euphonia violacea)

Características
O gaturamo-verdadeiro mede entre 11 e 12 cm e pesa cerca de 15 g (macho). A espécie apresenta dimorfismo sexual: o macho tem as partes superiores azul-metálicas, uma mancha amarela na testa e as partes inferiores amarelas e a fêmea apresenta as partes superiores verde-oliváceas e as inferiores amarelo-oliváceas.

Um dos melhores imitadores. Um único macho pode se manifestar em poucos minutos na voz de 10 a 16 espécies de aves diferentes. São imitações perfeitas, mas traduzidas para sua própria força vocal reduzida. O repertório do gaturamo se torna a cópia fiel da avifauna da região em que vive.

gaturamo-capim

gaturamo-capim (Euphonia finschi)

Características
Mede 10 cm de comprimento. O macho se assemelha com o fim-fim(Euphonia chlorotica), mas sem branco na cauda.


fim-fim
fim-fim (Euphonia chlorotica)

Características
Mede 9,5 centímetros de comprimento e pesa cerca de 8 gramas (macho).

É uma das espécies mais conhecidas do gênero Euphonia. Além do colorido do macho, outra característica marcante nessa ave é o canto assobiado, usado para contato entre o grupo e origem dos nomes comuns.

Sua voz pode ser facilmente reconhecida: “di-di”, “vi-vi”, “vem-vem” ou “fi-fi” (chamada de ambos os sexos). O canto é fraco, chilreado rápido podendo lembrar o de um pintassilgo. Também imitam outras aves. Macho e fêmea chamam-se nas andanças pela mata. À distância, pode ser confundido com um dos chamados do risadinha, quando faz fi-fi


Nenhum comentário:

Postar um comentário